Kanban Eletrônico

Suporte para uma produção lean

Responsável pelo gerenciamento da lógica Kanban dentro da metodologia Lean Production, este módulo garante flexibilidade à fábrica não só em continuar operando com a existência física de cartões e quadros de programação Kanban e Heijunka, como também possibilitar a sua completa eliminação, transferindo as informações existentes nos quadros físicos para monitores de LCD/LED, de forma rápida e confiável.

Planejamento

Efetuar a revisão do número de Kanbans em circulação, em função das mudanças nas demandas e demais parâmetros envolvidos no cálculo, quer seja aplicando fórmulas padronizadas ou regras customizadas de acordo com cada situação específica. Em paralelo à revisão de Kanbans, revisar e disponibilizar, para cada processo, os indicadores Takt-Time, Pitch e EPE.

Programação

Gerar e manter tanto os quadros Kanban como os quadros Heijunka de programação, criados a partir de Kanbans vazios nos painéis, pedidos sob encomenda de determinados produtos ou configurações ou mesmo ordens de produção especificamente criadas para disparar ações no chão de fábrica.

Controle

Efetuar a geração eletrônica dos Kanbans, possibilitando sua impressão física, caso necessário, e viabilizar a coleta das movimentações no chão de fábrica, garantindo a mudança automática dos status de cada Kanban (cheios, vazios, em processo) e atualização da sequencia de programação nos quadros Heijunka.

Quadro Kanban Eletrônico Linter

BENEFÍCIOS

Integração

Maior integração com o sistema ERP corporativo e uniformização da base de conhecimento.

Redução de Burocracia e Trabalho Manual

Geração eletrônica de Kanbans com a possibilidade de impressão ou simplesmente manutenção de seus registros eletrônicos, minimizando a possibilidade de falhas humanas e extravios de cartões.

Flexibilidade no Recálculo de Kanbans

Revisão ágil dos Kanbans, independente do número de itens sendo administrados. A integração com o sistema ERP irá garantir os dados de demanda bem como as estruturas de produto, necessários para o cálculo de demandas em todos os níveis da estrutura.

Visibilidade

Visibilidade total do status da planta, com indicação nos painéis eletrônicos do que está vazio, quantidades em processo e quantidades em supermercados.

Disponibilidade Imediata da Informação

Sinalização imediata nos processos fornecedores distantes em função da disponibilidade dos Kanbans eletrônicos em monitores ou painéis LCD.