Saiba passo a passo como anular um dos principais problemas do processo produtivo e como isso vai impactar positivamente no seu resultado final.

 

O cenário econômico global, altamente competitivo e dinâmico, tem exigido da indústria muito estudo e planejamento no sentido de manter saudável o processo produtivo e garantir solidez comercial para o produto final. Não há mais espaço para experimentalismo ou erros nas tomadas de decisões, pois o resultado pode ser implacável e consequentemente gerar desperdício de tempo e perdas financeiras. 

A partir daí, traçamos sete passos fundamentais que demonstram como anular um dos principais problemas no processo produtivo da manufatura brasileira, a falta de matéria-prima na produção. Veja quais são eles:

1 - Avalie o Processo Produtivo 

A falta de matéria-prima é resultado de erros de gestão de produção, então, o primeiro passo é reunir o seu time de gestores e fazer um estudo completo sobre o tema. Colha dados sobre investimentos, custos, entrada e saída de materiais, estoque e avalie meticulosamente como tudo está sendo feito. Esse momento é fundamental para descobrir os gaps, problemas de consumo, desperdício, treinamento de mão de obra, qualidade do equipamento e colocar tudo isso em planilhas de dados que poderão ser integradas com o Drummer APS

2 – A Capacitação dos Seus Colaboradores Está em Dia?

 Esse é um dos passos mais importantes que todo gestor deve seguir quando quer evitar qualquer tipo de desperdício, em especial, o de matéria-prima. Avaliar a capacidade técnica da sua equipe vai lhe dar a chance de descobrir se há falhas no processo, como por exemplo, o uso errado de equipamentos, de avaliação de dados, de capacidade de produção e de custos com mão de obra. É muito importante que todos estejam capacitados a realizar suas funções e criar relatórios precisos do que está sendo feito. 

3 – Estou Tendo Muitas Perdas e Retrabalhos? 

Uma das maiores causas da falta de matéria-prima na indústria está diretamente ligada a produção de itens defeituosos ou com qualidade abaixo do esperado.  Isso, além de impactar no seu estoque, prova que o consumo do material está sendo feito de maneira errada e pode elevar os custos de produção, aumentar a sua mão de obra (com retrabalhos) e diminuir a sua qualidade. Uma avaliação minuciosa desse tipo de problema é fundamental para aumentar a produtividade fabril. 

4 – Minhas Áreas de Produção e Vendas Estão Falando a Mesma Língua? 

Um dos fatores que atrapalham o planejamento de produção de muitas empresas está intimamente ligado a comunicação entre as áreas de produção e comercial. Muitas vezes, o desencontro de informações entre esses dois atores pode gerar descontrole de produção, perda de planejamento, falta de matéria-prima e consequentemente aumento do custo final, já que esse tipo de situação vai comprometer todos os principais pilares de produção. 

5 - Calcule os Resultados 

Após ter estudado todo o processo é hora de avaliar os dados na prática e quantificar os resultados. Aqui não existe milagre, mais sim planejamento de curto, médio e longo prazo. E é com base nesse estudo que você poderá discutir com a sua equipe (e motivá-los) sobre o que pode ser feito para evitar desperdícios e a falta de matéria-prima. É muito importante saber que os dados devem ser geridos e divulgados de maneira clara, pois assim todos saberão que são parte do time e estarão dispostos a se empenhar. Quando isso não é feito dessa maneira, ao invés de motivar a equipe, você pode fazer justamente o contrário e acabar separando seu time. 

6 – Ciclo Contínuo e Resultado Sempre em Evolução 

Uma vez executado o estudo do seu processo produtivo, ele não pode parar. Mesmo que todos os dados demonstrem resultados positivos e os gaps tenham sido resolvidos, o trabalho deve ser constantemente avaliado. É importante que o gestor esteja sempre atento a sua equipe e converse com seus principais líderes afim de colher informações do dia a dia e se manter sempre atualizado. 

7 – Existe Alguma Maneira de Gerenciar Tudo Isso de Forma Prática e Eficiente? 

A resposta para essa pergunta é, sim, existe e está ao seu alcance. Não dá mais para depender de informações imprecisas ou que demandem horas de análise para se chegar a uma conclusão correta. O tempo é precioso hoje em dia e é preciso estar atento sempre. 

Para isso, a Linter criou a ferramenta Drummer APS. Este software permite que o usuário crie simulações, cenários, integre planilha de dados, gerencie recursos, faça cálculos, emita ordens de serviço e gerencie de maneira clara, objetiva e dinâmica. É um instrumento poderoso que poderá auxiliar muito na tomada de decisão dos gestores e responsáveis pelo planejamento e programação da produção.

Solicite uma demonstração

Basta preencher o formulário abaixo para o nosso consultor entrar em contato.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Precisando melhorar a produtividade de sua fábrica?

Implemente um sistema  Drummer APS dentro de sua indústria e aumente significativamente sua produtividade, os lucros e perceba ainda uma incrível redução nos prazos de entrega.
Solicite uma demonstração
Copyright © 2022 Linter Sistemas. Política de Privacidade.