Há muitas questões fundamentais dentro do seu planejamento de produção que ainda não foram estudadas ou descobertas. Que tal conhecer e aprimorar essas questões? 

A inconstância dos mercados nacional e internacional e a competição acirrada entre as companhias vem transformando a maneira como os gestores desenvolvem o seu planejamento de produção. Muitas companhias utilizam sistemas integrados de gestão - ERP (Enterprise Resources Planning) com o objetivo principal de integrar as informações de todas as áreas da empresa a fim de evitar erros de consistência de informação. Apesar disso, ainda é comum que enfrentem grandes dificuldades em sua implantação e utilização. 

Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais ferramentas de programação que aprimorem as atividades de PCP. São as ferramentas de planejamento e programação avançados por capacidade finita, ou Advanced Planning and Scheduling (APS). 

Atenção Aos Detalhes 

O planejamento da produção envolve diversas atividades, das quais destacam-se: 

  • Previsão da demanda;

  • Planejamento da capacidade de produção;

  • Planejamento agregado da produção (PAP);

  • Programação mestra da produção (PMP);

  • Programação detalhada da produção (PDP);

  • Administração de materiais;

  • Sequenciamento;

  • Emissão de ordens;

  • Controle da produção entre outros. 

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

Portanto, a função do PCP requer um modo de pensar que objetive responder às indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com quais recursos, bem como onde e quando será executado. 

O Que Você Ainda Não Sabia Sobre Planejamento de Produção? 

Atualmente existem departamentos focados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção. Com a evolução do PCP, o planejamento evoluiu do nível operacional para outros níveis essenciais da administração, como, por exemplo, o nível tático, onde a aplicação do PCP determina a aquisição de novos insumos, sejam eles as quantidades de matérias-primas, máquinas ou mão-de-obra, no nível de vendas, onde a provisão de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda, e no nível financeiro, onde a programação de gastos e receitas ajuda em uma visão mais ampla do gerenciamento empresarial.

Porém, temos observado diversas falhas importantes na metodologia ERP que as mais variadas empresas utilizam no mercado brasileiro hoje. Nesses casos, essa metodologia ERP abrange todas as áreas da empresa de forma integrada e possui módulos voltados para a produção de fábrica, o que supre as necessidades de todo processo de produção. Mas por outro lado, leva em conta uma análise com capacidade infinita, o que acaba gerando um grande impacto nos resultados finais e na entrega.

Eis aqui uma questão prática a ser resolvida. O ERP com capacidade infinita não consegue enxergar as restrições existentes no chão de fábrica que se referem a mão-de-obra, matéria-prima e os recursos mais importantes no processo de produção.

Com isso, as indústrias acabam obtendo um excesso de desperdício no fluxo de valor, o que poderia muito bem evitado através de medidas de racionalização, mas o ERP não consegue prever claramente e otimizar o volume de estoque e mão-de-obra. Para isso ele precisa de um software complementar. 

Como o DRUMMER APS Pode Ajudar As Indústrias? 

O DRUMER APS é uma solução completa para otimizar a execução da produção e reduzir os custos operacionais da sua planta. Permite controlar e gerenciar as atividades do chão de fábrica em tempo real e de modo integrado com o ERP da sua empresa. 

Entre os principais diferenciais do Drummer no mercado estão a possibilidade de responder de forma ágil à todas as questões de planejamento e programação da produção. Atividades que normalmente levam horas ou mesmo dias para serem feitas em sistemas não integrados ou planilhas do Excel, passam a ser feitas em segundos. 

A simplicidade da interface do software, que torna o trabalho muito mais amigável e pouco complexo e a precisão de suas respostas que acontece em tempo real, deixam tudo mais prático e descomplicado para o gestor. 

Com a utilização deste sistema de APS na sua empresa, os resultados irão aparecer em um curto intervalo de tempo, aumentando a produtividade, os lucros e reduzindo prazos de entrega. Conheça o Drummer APS!

 

Solicite uma demonstração

Basta preencher o formulário abaixo para o nosso consultor entrar em contato.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Precisando melhorar a produtividade de sua fábrica?

Implemente um sistema  Drummer APS dentro de sua indústria e aumente significativamente sua produtividade, os lucros e perceba ainda uma incrível redução nos prazos de entrega.
Solicite uma demonstração
Copyright © 2022 Linter Sistemas. Política de Privacidade.