Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Impacto da Falta de Matéria-prima

Reduzir desperdícios é de suma importância para que o custo do produto final seja reduzido. Veja neste artigo algumas dicas de como fazer isso e comece a economizar agora mesmo!

 Para garantir a sobrevivência de sua empresa, é essencial avaliar e reduzir os custos. Por isso, os indicadores de controle de estoque e as áreas envolvidas à gestão de matérias-primas trabalhem de maneira confiável, caso contrário, os resultados podem tornar-se indesejáveis.

Reduzir desperdícios e, principalmente, obter um controle preciso de entrada e saída de materiais, é importante para que o custo do produto final seja reduzido, assim aumentando a eficiência e a credibilidade da empresa perante seus clientes. 

Foi pensando nisso que resolvemos exemplificar para os nossos clientes de maneira objetiva, o que eles precisam saber para evitar problemas com a falta de matérias-primas e quais os impactos que esse tipo de situação pode causar no planejamento de produção. Confira! 

Confira o Estoque e Registre Tudo Corretamente

Primeiramente, esteja atento a conferências e inventários periódicos, se não você perderá grandes chances de encontrar possíveis falhas operacionais, que podem ter influência na falta de matéria-prima para a produção. Não esqueça também de registrar todas movimentações de saídas ou entradas de materiais. Isso evita divergências no controle do estoque, o que pode levar à compras desnecessárias ou rupturas no estoque.

Outra questão é o cadastro correto de itens. Quando o cadastro é mal feito, com descrições incompletas, criam-se dificuldades ao efetuar consultas e geram diversos problemas em escala. 

Como Reagir a Problemas Com Fornecimento de Matérias-primas?

Todo planejamento de produção precisa levar em conta esta situação. E, caso ela ocorra, observe o funcionamento da cadeia de fornecimento da empresa. Muitas companhias não estão atentas a este cenário e, por isso, não mantêm uma lista de fornecedores substitutos de qualidade. Ao contar com poucos fornecedores em uma determinada categoria crítica de matéria-prima, a empresa deve ter contato com vários fornecedores de um produto ou serviço. Dessa forma, caso o fornecedor A não disponibilize o produto, o B poderá ofertá-lo sem nenhum problema. 

O Armazenamento Correto Faz Toda a Diferença

A armazenagem de matérias-primas é o que um conjunto de funções básicas formadas por algumas etapas como: 

• Recepção;

• Descarga; 

• Carregamento; 

• Arrumação; 

• Conservação de matérias-primas; 

• Produtos acabados ou semi-acabados.

O processo de armazenamento é crucial na programação de produção. Sabe por quê? Primeiramente, manter os produtos em altas temperaturas ou em ambientes com muita umidade pode levar à perdas irreversíveis. E prejuízos que poderiam ser evitados. Porém, os problemas não param por aí. Isso implica em problemas graves no processo, perda de tempo na entrega do produto final e diminuição da avaliação qualitativa do seu produto junto ao consumidor. Portanto, esteja sempre atento à armazenagem dos materiais. 

O Que Comprar e Quando Comprar?

O propósito do controle de estoque em uma indústria é garantir que não falte matéria-prima em cada uma das etapas do processo de produção, evitando atrasos durante o processo produtivo. Entender como acontece o giro de produção e a demanda de matéria-prima é essencial para determinar a hora certa de repor itens do estoque. Conhecer o estoque mínimo e o estoque máximo necessário para o funcionamento saudável da produção ajuda na escolha da data e da quantidade certa a ser reposta no estoque, evitando problemas no processo produtivo e garantindo maior economia. 

Informatizar o Controle é Fundamental

Muitos profissionais ainda gerenciam a entrada e saída de materiais e mercadorias como antigamente, na ponta do lápis. Ou então, em simples planilhas no computador. Estes procedimentos levam muito tempo e não são totalmente seguros, pois informações muito importantes podem ser perdidas.

A melhor alternativa para garantir a segurança e qualidade na gestão de dados, economizando tempo e dinheiro é utilizar um bom software de gerenciamento como o Drummer APS, da Linter Sistemas.

Com este software, você terá uma gestão ágil e informações detalhadas sobre as mercadorias armazenadas e o controle completo de seu planejamento de produção. Além disso, este aplicativo ajudará através de uma interface dinâmica e simplificada, a controlar melhor o seu estoque, auxiliando em diversas outras tarefas ligadas a gestão da produção. 

A Utilização do Drummer APS

As causas de falta de matéria-prima estão ligadas à falta de processos e/ou cadastro de produtos mal feitos e/ou utilização incorreta de tecnologia de armazenamento de dados. Com a utilização do Drummer APS você vai reduzir o risco dos atrasos ocasionados pela falta de insumos e componentes comprados, identificando os pedidos de venda afetados rapidamente.

Conheça esta ferramenta que fará uma enorme diferença em seus processos futuros. Faça uma demonstração e garanta mais produtividade e lucratividade para sua empresa!