Kanban Eletrônico
suporte para uma Produção Lean

Responsável pelo gerenciamento da lógica Kanban dentro da metodologia Lean Production, este módulo garante flexibilidade à fábrica não só em continuar operando com a existência física de cartões e quadros de programação Kanban e Heijunka, como também possibilitar a sua completa eliminação, transferindo as informações existentes nos quadros físicos para monitores de LCD/LED, de forma rápida e confiável.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

Planejamento

Efetuar a revisão do número de Kanbans em circulação, em função das mudanças nas demandas e demais parâmetros envolvidos no cálculo, quer seja aplicando fórmulas padronizadas ou regras customizadas de acordo com cada situação específica. Em paralelo à revisão de Kanbans, revisar e disponibilizar, para cada processo, os indicadores Takt-Time, Pitch e EPE.

Programação

Gerar e manter tanto os quadros Kanban como os quadros Heijunka de programação, criados a partir de Kanbans vazios nos painéis, pedidos sob encomenda de determinados produtos ou configurações ou mesmo ordens de produção especificamente criadas para disparar ações no chão de fábrica.

Controle

Efetuar a geração eletrônica dos Kanbans, possibilitando sua impressão física, caso necessário, e viabilizar a coleta das movimentações no chão de fábrica, garantindo a mudança automática dos status de cada Kanban (cheios, vazios, em processo) e atualização da sequencia de programação nos quadros Heijunka.

kanban

BENEFÍCIOS

Integração

Maior integração com o sistema ERP corporativo e uniformização da base de conhecimento.

Redução de Burocracia e Trabalho Manual

Geração eletrônica de Kanbans com a possibilidade de impressão ou simplesmente manutenção de seus registros eletrônicos, minimizando a possibilidade de falhas humanas e extravios de cartões.

Flexibilidade no Recálculo de Kanbans

Revisão ágil dos Kanbans, independente do número de itens sendo administrados. A integração com o sistema ERP irá garantir os dados de demanda bem como as estruturas de produto, necessários para o cálculo de demandas em todos os níveis da estrutura.

Visibilidade

Visibilidade total do status da planta, com indicação nos painéis eletrônicos do que está vazio, quantidades em processo e quantidades em supermercados.

Priorização da Produção

Priorizações claras e precisas através de quadros Heijunka e/ou listas de prioridades por percentual de invasão dos quadros Kanban.

Disponibilidade Imediata da Informação

Sinalização imediata nos processos fornecedores distantes em função da disponibilidade dos Kanbans eletrônicos em monitores ou painéis LCD.